O que é ecoturismo? Aliando viagens, lazer e bem-estar à sustentabilidade

Você sabe o que é ecoturismo? Por muito tempo, sempre consideramos o lazer e a sustentabilidade como áreas sem pontos de tangência. O turismo não era exceção. O entretenimento de visitantes muitas vezes vinha em detrimento do meio-ambiente.

No entanto, essa visão começou a mudar conforme nós, como indivíduos, começamos a nos conscientizar quanto ao mundo à nossa volta e a importância de preservá-lo para gerações futuras.

Ações sustentáveis tomam cada vez mais força, e cada vez mais o lazer que prejudica o meio-ambiente deixa de ser atraente. Assim cresceu esse tipo de turismo, voltado a aliar o lazer dos hóspedes com a sustentabilidade.

Mas, afinal, o que é o ecoturismo?

Em suma, o turismo ecológico é uma vertente do turismo comprometida a se valer dos recursos naturais de um destino para promover lazer aos viajantes sem prejudicar as áreas naturais, além de incentivar a conservação do ambiente, a conscientização dos turistas e o bem-estar das comunidades locais.

Isso pode ser feito de diversas formas, desde as mais simples, com passeios que permitem a observação da flora e a fauna local, até o turismo de aventura, que promove atividades e passeios radicais em contato com a natureza. Alguns exemplos de atividades são:

  • Observação de flora e fauna
  • Trilhas e caminhadas
  • Esportes aquáticos em rios e lagoas
  • Escalada
  • Acompanhamento de projetos ambientais
Escalada - o que é ecoturismo

Pólos de ecoturismo no Brasil

País tropical cercado por diversas belezas naturais, climas, paisagens, flora e fauna, o Brasil é repleto de points ideais para praticar o ecoturismo.

São diversos destinos turísticos que se valem da natureza e do ar livre para entreter e educar visitantes. Dentre eles, a Ilha de Santa Catarina no Sul, o Circuito do Ouro em Minas Gerais, na região Sudeste, e a Chapada dos Guimarães, no Centro-oeste, são alguns exemplos.

No entanto, quando falamos de ecoturismo e turismo sustentável, a região que mais chama a atenção de todo o mundo é o Nordeste. Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, Baía de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros e o Parque Nacional da Serra das Lontras são só alguns exemplos de lugares onde a natureza é o ponto alto do turismo.

Esses locais trazem uma série de opções, que atendem a quem prefere relaxar e observar paisagens a quem prefere alguma atividade de aventura, como escalada, caminhadas em dunas de areia, banhos no encontro de águas entre rio e mar, dentre outros.

Cachoeira - o que é ecoturismo

O ecoturismo deve sempre aliar patrimônios naturais e culturais com entretenimento, e muitas regiões fazem isso com tanta excelência que a sustentabilidade deixa de ser só um bônus, e passa a ser um dos principais atrativos de uma região.

Tomando como exemplo Serra das Lontras, municípios como Una chamam a atenção pela variedade de passeios que se pode fazer.

As atividades em Una são diversas, de visitar cavernas e escalar montanhas a visitar o manguezal, observar aves, fazer um passeio de barco que termina em banhos de lama negra medicinal, se aventurar em trilhas pela mata atlântica ou simplesmente relaxar nas praias quase intocadas.

Além dos passeios

Embora muitos passeios e locais estejam abertos ao ecoturismo, viajar de forma sustentável exige mais do que apenas visitar essas paisagens.

Ainda há poucas hospedagens no país comprometidas com a preservação ambiental. Na hora de escolher onde ficar, é interessante procurar locais que sejam responsáveis e comprometidos com a preservação do meio-ambiente onde estão inseridos.

Isso não significa, no entanto, buscar apenas pousadas mais simples integradas à natureza. Não é impossível aliar o luxo à sustentabilidade, e alguns resorts podem nos provar isso.

Um resort de destaque quando pensamos a respeito é o Transamerica Comandatuba. Ele é exemplo por ter toda a sua estrutura elaborada do zero considerando a natureza da região, e a ecologia é parte da política da empresa.

Situado no município de Una, o hotel tem um comprometimento com a ecologia além do normal.

Além de passeios, o hotel promove a educação dos hóspedes e da comunidade local, e promove o desenvolvimento sustentável da região com suas campanhas, promovendo o bem-estar das populações locais e dos hóspedes.

Uma das ações de destaque do resort é o monitoramento das praias no período de desova de tartarugas marinhas, para a proteção dessa espécie em extinção. Antes da patrulha, foi necessário conscientizar a comunidade, que costumava consumir esses ovos.

Para isso, o hotel doava ovos de galinha para que a comunidade evitasse o consumo dos de tartaruga, simultaneamente a outros projetos de integração.

Transamerica Comandatuba - o que é ecoturismo

Além desse projeto, o hotel conta com uma equipe de biólogos que promovem passeios que procuram pesquisar e conservar o ecossistema do manguezal, em particular espécies em extinção como o caranguejo-uçá. São elaboradas também campanhas para reduzir a pesca e o consumo de caranguejos fêmeas ou jovens.

Procurar uma hospedagem que está aliada com o propósito de preservar o meio-ambiente é muito importante para realizar o turismo de forma consciente, e, embora muitas vezes o luxo não esteja associado a essa ideia, não é preciso abrir mão de uma dessas qualidades.

Resorts como o Comandatuba são um exemplo de como é possível aliar essas duas qualidades de forma responsável, sem abrir mão de nada.