Guia de campos de Golf - os melhores campos do Brasil

De pequenos campos de mini golf até os mais elaborados campos que se pode imaginar, o golf, esporte de requinte e sofisticação, está se tornando cada vez mais reconhecido no Brasil.

Se antes era um dos jogos de esportes menos difundidos do país, atualmente, temos cada vez mais campos se modernizando e desenvolvendo estrutura para ir além de um hobby.

O Brasil está cada vez mais chamando a atenção de profissionais e criando cada vez mais atletas que estão levando a prática além do hobby, sempre buscando novos desafios.

Guia de Campos de Golf - Golfista

E para os verdadeiros amantes do esporte, não há nada melhor do que realizar tacadas em campos elaborados da melhor forma possível para a prática. Apenas os melhores campos podem proporcionar os melhores jogos de golf possíveis.

A seguir, elaboramos uma lista completa com os principais campos do Brasil, cada um com suas características únicas, alguns mais tradicionais e outros mais recentes, garantindo que cada buraco será um novo desafio para aqueles realmente apaixonados pelo esporte.

São Fernando Golf Club - Cotia, SP

Um dos únicos campos do Brasil que troca a grama do fairway de acordo com a estação do ano e a mantém aparada em 2,5 milímetros, a quantidade de lagos do campo aumenta a dificuldade das tacadas, sendo um desafio interessante aos golfistas que optarem por visitar o campo próximo da rodovia Raposo Tavares.

Inaugurado em 1954, o campo tem comprimento de 7003 jardas, e seu slope rating é de 135. Já foi sede de competições como o Aberto do Brasil e o Amador Brasileiro, e foi parte das etapas do circuito sul-americano.

Terravista Golf Course - Porto Seguro, BA

Parte do circuito do Terravista é integrada na Mata Atlântica, e a outra parte é próxima da praia. Isso proporciona uma experiência única para os jogadores, que, ao chegarem no nono buraco, sentem que mudaram de campo completamente.

Seu buraco 14, no topo de uma falésia, é conhecido no país como cartão postal do esporte, e o projeto é de Dan Blakenship, arquiteto renomado e premiado do setor.

Itanhangá Golf Club - Barra da Tijuca - RJ

De circuito principal plano e longo, com 6664 jardas, Itanhangá é conhecido por ter um buraco 18 considerado um dos mais difíceis do país. Seu slope rating é de 130, com PAR de 72 e recorde de 62.

Gavea Golf & Country Club - Estrada de Gavea, RJ

Um dos campos mais tradicionais do país, inaugurado na década de 20, seu circuito de 5899 jardas é mais curto do que o normal, mas isso é compensado pela alta dificuldade do campo.

Fazenda da Gama Country & Golf Club - Itupeva, SP

Projetado por um renomado arquiteto de golfe, Brian Costello, Fazenda da Gama é um campo modernizado, e chama a atenção a irrigação dos campos e a estação meteorológica, que indica as condições para o jogo.

Guia de Campos de Golf - Tee

Damha Golf Club - São Carlos, SP

O que mais chama a atenção do Dahma é o paisagismo único desenvolvido no campo, que, aliado com sua construção, acrescenta dificuldade ao circuito, sendo desafiador mesmo para jogadores experientes.

Considerado pela revista Golf Digest um dos melhores campos do país, o campo já foi sede para alguns dos principais torneios brasileiros, como o Aberto do Brasil, Brasileiro Juvenil, Brasileiro Sênior e o Circuito Empresarial de Golfe.

São Paulo Golf Club - São Paulo, SP

A história desse clube está diretamente ligada com a história do esporte na região. Fundado em 1915, foi sede de eventos importantes, como a European Tour, o Campeonato de Golfe amador do Brasil e o Aberto do Brasil.

Caxangá Golf & Country Club - Recife, PE

Um dos mais tradicionais campos do país, fundado em 1928 e ampliado para padrão internacional em 2006, o campo do Caxangá se compromete a trazer mais visibilidade ao esporte, sediando atrações como o Aberto Internacional de Golfe.

Morro do Chapéu Golf Club - Nova Lima, MG

Ampliado para o padrão internacional somente em 2015, o clube Morro do Chapéu tem o maior campo de Minas Gerais, e, além de estrutura própria para torneios, está aberto (com green fee) para não-sócios, e disponibiliza aulas com professores especializados.

Projetado no Japão, o campo é moderno e bem estruturado, e com sua recente ampliação, o tornou capacitado para sediar eventos oficiais, sendo uma ótima opção tanto para profissionais quanto para amadores.

Comandatuba Ocean Course - Una, BA

Golfe - transamerica comandatuba
Golfe - Transamerica Hospitality Group - Divulgação

Não se pode falar em uma lista com os melhores campos de golfe do país sem mencionar o Comandatuba Ocean Course .

Situado dentro de um resort cinco estrelas, o campo é um dos mais famosos do país, e seus terrenos acidentados e bancos de areia, além de buracos finais que acompanham o litoral, dificultam o percurso.

Além disso, os ventos típicos da região se tornam um desafio à parte para os esportistas natos, e a estrutura do resort garante que se tire proveito do jogo com a maior comodidade possível.

Com 6928 jardas, PAR 72 e slope rating de 132, o campo é de padrão internacional, e chama a atenção de golfistas de todo o mundo.

Por fim, não se pode deixar de mencionar a paisagem do local. Construído em uma ilha exclusiva, o campo fica entre uma região de mangue e a praia, proporcionando clima agradável e uma vista linda com seus coqueirais e paisagismo de primeira.

Para quem realmente aprecia o esporte, golfe é muito mais do que apenas tentar acertar uma bola em um buraco no menor número de tacadas possível.

É um esporte que requer estratégia, controle e noção geográfica, e só um bom campo pode proporcionar o desafio que os amantes desse jogo procuram enquanto ainda oferece estrutura para que os amadores possam conhecer melhor o esporte.

Com sua estrutura, o Comandatuba Ocean Course é o campo ideal para fornecer o desafio que você procura e a instrução que precisa na hora de praticar golfe. E que forma melhor de conhecer o campo do que se hospedando na ilha? Fale com nossos especialistas!