Esportes e jogos aquáticos para se divertir no verão

O verão é momento de aproveitar. Sol e calor pedem uma saída da rotina, seja com passeios ou com viagens, e se tem algo que combina com o clima, é sombra e água fresca!

A água é parte essencial da nossa vida, e é uma fonte de lazer inigualável. Além disso, como a resistência da água garante menor impacto nas articulações, ela é uma forma segura de todas as idades se divertirem sem se preocuparem com lesões.

Assim, praticar atividades na água é uma forma saudável de se entreter no calor, e existem formas simples e elaboradas de fazer isso. Quer algumas sugestões de esportes e jogos aquáticos para se divertir no verão?

Os melhores esportes e jogos aquáticos

Todas as idades podem se divertir na água, e há uma ampla variedade de jogos e esportes que garantem lazer para todos. A seguir, selecionamos algumas ideias para curtir o calor com estilo e muita diversão.

Stand-Up Paddle

Stand-Up Paddle

Onda crescente no Brasil, o Stand Up Paddle é uma modalidade de surf praticada de pé em uma prancha. Além de se equilibrar, o participante utiliza um remo para se locomover pela água, com vários propósitos.

Alguns praticantes pegam ondas, conhecido também como paddle surf, outros fazem rafting, e até mesmo yoga. No entanto, para os amadores, o desafio de conseguir se equilibrar e deslizar por águas mais tranquilas ou marolas da praia por si só já é igualmente divertido.

Jet-Ski

Jet-Ski

Moto aquática, veículo aquático pessoal, ou simplesmente Jet Ski, esse é um meio de transporte aquático frequentemente utilizado como forma de lazer para conhecer áreas como arredores de praias e ilhas.

Com a habilitação adequada, é possível passear com os veículos e aproveitar a paisagem enquanto se refresca com a brisa do mar.

Pesca

Pesca

Uma atividade relaxante que pode ser feita com toda a família, a pesca é um esporte que exige calma e atenção, e variantes como a pesca oceânica adicionam ainda mais técnica aos requerimentos.

Para quem gosta do esporte, é incrível sentir o contato com a natureza que a pesca oceânica proporciona, e não há nada como praticá-la de um barco de primeira equipado com tudo o que você precisa, em meio da brisa oceânica.

Wakeboard

Wakeboard

O Wakeboard é mais um dos esportes radicais que se pode praticar na água. Com uma prancha semelhante à de snowboard, o participante flutua pela água enquanto é puxado por uma lancha, alcançando altas velocidades.

Originalmente, o esporte se desenvolveu como uma alternativa para que os surfistas pudessem aproveitar a praia mesmo quando as ondas estavam mais fracas, mas acabou se tornando popular e virou uma prática por si só.

Polo Aquático

Polo Aquático

Não é necessário ir para o oceano para aproveitar a água no verão. Às vezes, tudo o que queremos é o frescor da água límpida de uma piscina.

Para quem gosta de esportes em time, o polo aquático é uma ideia interessante. Semelhante ao handebol, o objetivo é marcar pontos junto aos gols sem segurar a bola com as duas mãos, e a atividade é praticada dentro de uma piscina.

Quando jogado de forma competitiva, o tipo de piscina é regulamentado, mas, para quem quer se divertir, o esporte pode ser jogado em qualquer uma, basta colocar gols em dois lados opostos.

Marco Polo

Marco Polo

Para as crianças, não há nada melhor do que se deparar com uma piscina grande onde possam brincar de Marco Polo. Uma das brincadeiras mais típicas da juventude, esse é um dos jogos aquáticos mais divertidos para um grupo, e quanto maior a piscina, melhor.

No jogo, um dos participantes fica de olhos fechados e deve perseguir os outros pela piscina, como em um jogo de pega-pega. A forma de se orientar e encontrar os outros jogadores é gritando “Marco”. Quem está fugindo deve sempre responder “Polo”.

Hidroginástica

Apesar de ser um exercício, a hidroginástica é lúdica, divertida e pode ser realizada por todas as idades.

Normalmente aplicada por professores ou equipes de animação bem treinadas, a hidroginástica tem uma série de benefícios, e é extremamente interessante como forma de exercício para aqueles com mobilidade reduzida e para a terceira idade.

Relaxamento e exercícios em piscinas

A água é fonte de vida, de diversão e de relaxamento, e é versátil o suficiente para que todos possam se divertir.

Com a redução de impacto, atividades na água trazem benefícios à saúde mental, melhoram a circulação, aumentam a resistência muscular e melhoram o sistema cardiovascular.

E o mais interessante de esportes aquáticos é que o próprio ambiente dos jogos e esportes também pode te proporcionar o relaxamento que você precisa depois de toda a agitação. E em uma piscina de resort, então, quando tudo é preparado para seu conforto?

Não há nada mais agradável do que relaxar quando na água da piscina climatizada depois fazer exercícios desenvolvidos por uma equipe de animação treinada enquanto observa a paisagem, deixar que as cachoeiras façam massagens em suas costas, ou descansar em uma barraca na praia com tudo pronto para te atender depois de um passeio de jet-ski.

Existem esportes, jogos e exercícios aquáticos para todas as idades, basta encontrar um local que ofereça piscinas grandes e equipadas para isso, proximidade do mar e todo o equipamento, instrução e acompanhamento que você precisa. Não sabe qual escolher? Onde encontrar tudo isso?

Já pensou em ter à sua disposição todos esses esportes mencionados acima, toda essa estrutura, em uma ilha exclusiva com tudo incluso?

complexo aquático comandatuba
Complexo aquático - Transamerica Hospitality Group - Imagem de Divulgação.

Em Comandatuba, você encontra um complexo aquático enorme e semiolímpica, e um mar fantástico para pesca oceânica, stand up paddle e muito mais.

Com a melhor estrutura náutica que um resort poderia ter, o Transamerica Comandatuba encanta o hóspede com suas 80 opções de lazer e sua infraestrutura sem igual. Quer conhecer o resort e aproveitar o verão como nunca imaginou? Consulte nossos especialistas!