Tempero, sabor e cultura: a comida baiana é surpreendente!

Motivos não faltam para visitar a Bahia. Além do clima, praias e hospitalidade que fazem parte do astral da região, a comida baiana é uma experiência gastronômica à parte, sem igual.

A Bahia é conhecida por ser uma miscigenação de culturas, religiões e povos diferentes, com fortes traços da cultura africana presentes em suas raízes. Como se pode imaginar, isso também é perceptível nas iguarias da região.

Quando falamos de comidas típicas da Bahia, alguns ingredientes e pratos vêm logo à mente: o dendê, a pimenta e o coco, por exemplo, são tão marcados no imaginário brasileiro, que não podem deixar de ser mencionados.

No entanto, a gastronomia baiana é multifacetada. De um lado, há pratos cujas raízes africanas predominam em sabores únicos, do outro há peculiaridades não tão conhecidas da gastronomia local: pratos de origem portuguesa, adaptados com o passar dos anos para temperos típicos da região, fundindo o tradicional com o inusitado.

As principais características da comida baiana

Apesar da comida baiana ser mais diversa do que se imagina, os pratos típicos de origem africana têm sabor único, que só se encontra por lá. Não é à toa que os outros aspectos da culinária não conquistam a mesma fama.

As misturas de azeite de dendê, leite de coco, frutos do mar, legumes, frango, camarão seco, castanha de caju e outros ingredientes da região formam pratos diferentes, cada um tradicionalmente dedicado a uma divindade, um orixá.

Bobó de camarão

Bobó de camarão - comida baiana

Bobó de camarão é um prato com uma combinação de sabores tão explicitamente baiana que é quase crime ir à Bahia e não experimentá-lo. Feito com camarões, mandioca — ou inhame, em alguns casos — leite de coco e azeite de dendê, pode ser consumido como prato principal ou acompanhamento.

Tapioca — ou Beiju

Tapioca — ou Beiju - comida baiana

Esse é um prato que pode ter nomes diferentes, dependendo do estado em que se está. Mas seja chamada de tapioca, seja de beiju, essa iguaria baiana é feita à base da mandioca ralada ou da goma dela e está cada vez mais presente em todo o país.

Uma refeição leve, saborosa e saudável, o beiju pode ser recheado como bem preferir, embora o tradicional seja com raspas de coco e queijo coalho.

A tapioca também é utilizada como ingrediente para outras comidas baianas, como pudins e bolinhos que contam com a textura única da goma.

Caruru

Caruru - comida baiana

Esse misto de vegetais refogados em azeite de dendê e quiabo em um molho tem preparo minucioso — é dito que quanto menor o quiabo, além de não amargar, mais saboroso o resultado final — sempre é acompanhamento de pratos de épocas festivas em Salvador.

Ele é acompanhamento de carnes, frango, peixe, camarão seco, farofas, enfim, é servido de diversas formas, e sempre sinônimo de fraternidade e comemoração. Além disso, é parte do recheio do queridinho acarajé.

Escondidinho

Escondidinho - comida baiana

Com certeza você já experimentou ou ouviu falar em uma das muitas variações do escondidinho. Esse prato é popular em todo o país, mas a versão baiana, com purê de mandioca e carne de sol, é uma das mais saborosas.

Xinxim de galinha

Xinxim de galinha - comida baiana

Normalmente acompanhado de caruru ou vatapá (uma espécie de purê à base de farinha muito bem temperado), o xinxim de galinha é parte da culinária da Bahia.

A receita consiste em frango temperado com limão, alho e gengibre, cozido com cebola, tomate, cheiro verde e azeite de dendê, misturado com camarão seco, amendoim ou castanhas, leite de coco (apesar de algumas receitas não acrescentarem esse ingrediente) e castanha de caju.

Sobremesas

Sobremesas - comida baiana

E as sobremesas típicas da culinária baiana? Citamos só alguns exemplos de pratos salgados, mas os doces tradicionais da Bahia são diversos. Cocadas, bolos, canjica, estão entre as diversas as sobremesas do Nordeste.

Os pudins também chamam a atenção. Alguns são receitas tradicionais encontradas em todo o Brasil, como pudins de leite, enquanto alguns levam ingredientes diferentes, como a própria tapioca, ou o milho.

Abará e acarajé

Abará e acarajé - comida baiana

Não se pode falar sobre gastronomia baiana sem essa iguaria. Quem nunca ouviu falar desse prato típico ou das baianas do acarajé? Esse bolinho pode ser típico da região, mas é bastante difundido e apreciado pelo país inteiro.

Frito em azeite de dendê, o acarajé é um bolinho de feijão fradinho recheado com caruru, vatapá e especiarias, e pode ser “quente” ou “frio” — ou seja, com muita ou pouca pimenta.

Culturalmente, a receita é considerada sagrada, não pode ser alterada, deve ser feita por filhos de santo e é tida como patrimônio brasileiro.

O abará, por sua vez, é um “parente próximo” do acarajé. Também feito à base de feijão fradinho, recheado com camarão e especiarias. A diferença principal entre os dois é que o abará é assado.

E se você quiser experimentar um dos melhores acarajés do país, não pode deixar de ir até uma ilha no sul da Bahia, Una.

Lá, no resort Transamerica Comandatuba, são inclusos na diária acarajés prefeitos preparados no Deck Bar, ponto da Baiana, com toda a atenção e os requisitos necessários para honrar a receita.

Doces ou salgados, a Bahia tem um sabor típico, rico em temperos, nutrientes e ingredientes dos mais diversos.

Esses são só alguns exemplos de pratos típicos da culinária baiana. Cada um deles é uma combinação única de sabores e há muito mais para descobrir entre as receitas tradicionais e exóticas que mexem com o paladar e trazem o calor e o astral da Bahia diretamente para os pratos.

Não sabe por onde começar? Que tal por onde quiser, quando quiser? A gastronomia é um ponto tão chamativo da Bahia que as hospedagens do local perceberam que ela é uma forma de agradar aos visitantes da melhor forma possível.

Assim, resorts all inclusive combinam uma variedade de seleções de pratos de todos os lugares do mundo com essa culinária que é um patrimônio cultural brasileiro.

O Transamérica Comandatuba é o melhor exemplo de onde desfrutar de todas essas iguarias em abundância, com uma estrutura completa de lazer, conforto e relaxamento, com todas as alimentações inclusas na diária, na exclusividade de uma ilha paradisíaca.

Tem interesse em provar o melhor da gastronomia baiana, em um lugar de requinte, com tudo preparado para atender a todas as suas necessidades? Converse com nossos especialistas!